sábado, 11 de fevereiro de 2012

"Homem primata, capitalismo selvagem."


        Como diz  um velho amigo meu ‘As vezes a melhor saída para ser ignorante, é a própria ignorância.’ Bom, eu utilizo essa frase quando o assunto é política. Sou completamente leiga nesse tema. Não entendo dos partidos, coligações, propagandas e enfim, tudo que envolve esse tipo de ‘política suja’. Não me interesso em saber que candidato é de tal partido, que fulano é do PT, que      sicrano é do PSDB, afinal o meu voto colocará mais um ladrão no poder. Não importe se aquele roube menos ou mais, todos roubam em um país onde a corrupção rola solta. Por isso guardo o meu interesse e a minha luta, para reivindicar nossos direitos.
        Não dá pra ser tão ignorante a ponto de não perceber as lavagens de dinheiro, as contas falsas no exterior e todos esses termos que envolvem os governantes brasileiros. É curioso que saiam impunes não é? Na verdade, vão para as capas de jornais, ganham destaque e ninguém faz nada para puní-los. Será que as pessoas não entendem que há exploração? Será que não entendem que é o nosso dinheiro que está sendo roubado, através do aumento de impostos? 
       Em todo esse contexto, eu cheguei a uma conclusão: O capitalismo é o motivo de tudo isso. Eu sou contra o capitalismo puro abrangente hoje em dia.
       Quando comecei a escrever no blog, li textos sobre tal tema e comecei a me interessar por essa vertente política. Pesquisei e hoje estou aqui para me expressar.
       Descobri meus princípios comunistas e revolucionários. Digo princípios porquê de fato o comunismo é mesmo uma utopia. Se antes, quando ele tinha chances reais de se consolidar, isso não ocorreu, imagina nesses tempos modernos. Pra início de conversa, eu não posso usar uma camiseta do Che Guevara sem antes pagar por ela.
       É incrível como tudo envolve a moeda. Exatamente tudo. Até mesmo o líder da Revolução Cubana, caiu nas mãos dos capitalistas e é usado como símbolo para se conseguir lucro. Aliás, não é só ele que é motivo de uso. Todos nós, somos. Sim, usam da nossa fraqueza para nos manipular, nos tornar consumistas. Atualmente, há várias pessoas endividadas nesse Brasil, que precisam de tratamento psicológico, para curar o mal do consumismo. E então, eu paro e penso, como eles conseguem? É basicamente, fruto de uma arma: a manipulação.
      Mas, voltando aos meus ideais. Queria lhes mostrar o quanto essas ideias são contraditórias no século 21. Primeiro que o objetivo alfa do Comunismo, é negar a propriedade privada e garantir igualdade a todos. Tudo bem, vamos pensar. Se eu comprar um carro de 70 mil reais, ele será minha propriedade. Mas, enquanto eu o compro, há inúmeros cidadãos que sequer tem o alimento do dia. Então se eu fosse de fato ter uma vida comunista, eu teria que abdicar dos meus bens materiais. No entanto, como irei sobreviver sem uma casa ou um carro no mundo contemporâneo? Que grande contradição! São meus pensamentos loucos, mas que no fundo, fazem um pouco de sentido.
      O segundo objetivo é a extinção do Estado. Ah, esse é o meu preferido. O comunismo prega que as decisões devem pertencer ao povo. Sem líder, sem interferência. Porém, será que conseguiríamos? Acho que não. Pq? Por que estamos inseridos em uma tal de democracia, onde o poder de escolha é do povo, porém esse ‘poder’ na prática, não existe. Vou contemporizar esta situação.
      A greve dos policiais é uma maneira de exercermos nosso poder. No entanto, nada foi feito. Brasileiros morreram e o político, não fez acordo algum. Não se importam, querem que a gente se exploda. Bandidos à solta, arrastão e a situação permanece imóvel. Desvalorizam nossos policais, professores. Claro, eles são os assalariados que podem nos garantir algo. O policial a segurança, e o professor a educação.
      Queria deixar claro, que o início de uma sociedade igualitária está em cada um de nós. Começa com a família,  a partir da passagem de valores aos nossos filhos e netos. Pense nisso!

11 comentários:

  1. Falamos tanto dos políticos que esquecemos de enxergar que eles são cria da sociedade e não o contrário. Ninguém acredita mas eu digo que 90% dos políticos sao honestos ao entrarem na vida política, vc pode me dizer q não q eles entram justamente pela vida política não ser honesta, mas eu acho que grana fácil e desonestidade cansam e seduzem até o mais valorozo dos humanos. Eles roubam mas o que vc faz se te dão o troco errado no mercadinho da esquina? Os acusamos de td mas esquecemos que começa conosco. Se vc acha que votar não faz a diferença, pois bem anule seu voto e convença outros a fazer o mesmo. O capitalismo é algo ruim, pois bem, fomos nós que o inventamos.

    ResponderExcluir
  2. Olha, existe tanta e tanta coisa pra dizer... mas acho que a base das nossas relações, da nossa mentalidade, da nossa existência é o capitalismo, é a mercantilização da vida. Eu, que passei 4 anos cursando ciências sociais, poderia dizer muita coisa, mas me reservo no direito de não comentar muito! hehehe... parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Uau! Muitas coisas para pensar sobre este texto. 1º- mesmo sendo jovem, conheço alguns pilares da política e da corrupção, e concordo com você. A ignorância e falta de conhecimento (que são coisas totalmente diferentes) que colocam um político corrupto no poder.
    2º-Sou totalmente a favor do voto nulo, porém totalmente contra convencer alguém a fazer o mesmo, você pode tentar instruir a pessoa, mas a decisão é dela.
    3º- Não concordo plenamente que o capitalismo seja algo ruim, depende do ponto de vista, e, para mim, e a melhor forma de sistema, já que os outro não funcionaram muito bem...

    Gostei muito do texto (apesar das observações acima), acima são minhas opiniões, porém você expressou bem as suas!
    Comente também:
    http://enricows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você, parabéns pelo texto e pelo título; o título influencia bastante no conteúdo do texto, assim como a imagem. Mas eu acho que você deveria se preocupar um pouco mais com a política e procurar se informar pelo menos o básico, pois eu percebo que o brasileiro não é acomodado, mas ele tem uma revolta interior, o que precisa ser exteriorizado para que o mundo fique melhor e mais justo e é isso que devemos fazer não nos conformarmos em dizer: "não vou votar, pois de qualquer forma estarei votando em um ladrão". Parabéns pelo blog!

    Diogopensamentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Uma grande verdade é que o nosso interesse é sempre conveniente. Enquanto não nos aperta o próprio calo, não nos movemos, não buscamos saber o que é e o que pode. A gente não precisa viver a política para ser politizado. É questão de interesse sobre o futuro. Mas a maioria prefere se afastar de tudo e ficar apenas na crítica. Com isso, lavam-se as mãos.
    Reclamar é fácil. Brigar dá trabalho.
    Gerações não valorizam mais a liberdade que desfrutam hoje por não terem nunca precisado lutar por ela. Acham que veio tudo de mão beijada? Desvalorizam o voto e sua obrigatoriedade. Sabe quantos lutaram e morreram pra podermos decidir (mal) alguma coisa hoje?
    "O voto não vale nada" -muitos dizem por aí.
    Não valerá mesmo... enquanto único. A força do voto está na união de vários deles. Mas como fazer valê-lo se o povo é egoísta, desonesto e interesseiro?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Muito inteligente seu blog!!!
    Passa no meu e dá uma olhada....sempre tem coisas novas...
    no momento estou divulgando os ultimos livros que li: http://gisinnhaalves.blogspot.com/
    Espero que goste!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Até o momento não inventaram coisa melhor que a Democracia e o atual sistema capitalista. Não é perfeito , mas é o mais avançado. Como cristão, não perco meu tempo na esperança de que um dia viveremos "neste" mundo em uma sociedade perfeita! Só espero a perfeição em Cristo.Entretanto, concordo que nas relações familiares se constrói uma sociedade mais justa.

    ResponderExcluir
  8. Vou ser curto, claro e objetivo:
    "Cálice, afaste de mim este cálice, de vinho tinto de sangue" - Chico Buarque

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Tudo bem que nossa política é suja, mas é suja por causa dessa falta de interesse do povo nela. Se conhecemos a politica, será que colocaríamos qualquer um em Brasilia, tipo Tiririca? Erros haveriam, mas seríamos menos. Pois haveria cobranças. E sobre uma vida comunista, é sonho, esquece. O ser humano sempre foi apaixonado pelo poder... poderia explodir o mundo, sobrassem alguns seres humanos... e sempre haveria um líder. E um com inveja.

    ResponderExcluir