sábado, 31 de maio de 2014

Ressignificando a aliança.


     Depois de muita relutância, resolvi me expressar sobre um assunto polêmico. Antes de mais nada, queria deixar claro que não estou considerando o significado religioso ou espiritual deste tema.
     A aliança surgiu no Egito e tinha como simbologia a cumplicidade entre os amantes, bem como o "infinito amor". A questão é: Qual é o valor real de uma aliança?
     Assim como o amor, hoje, o sentido das alianças está banalizado. Parece que a maioria dos casais pensam ser extremamente necessário o uso da aliança desde o início, mesmo que não haja um sentimento profundo ainda. E então, muitas vezes, o namoro acaba, durando pouquíssimo tempo e cada um faz o que quer com a tal aliança: jogam no lixo, devolvem ao outro ou até mesmo, oferecem-na ao próximo parceiro (a). Sem contar, as inúmeras brigas que a "falta" da aliança pode causar. Se você for tira-la por alguns segundos e o seu parceiro (a) te ver sem, já é um motivo de desconfiança.
     Atualmente, penso que a aliança está tendo o objetivo maior de "segurar", de demonstrar "posse", do que qualquer outro objetivo. O significado de amor verdadeiro, poucos conhecem, com aliança ou sem ela.
     Portanto, ao meu ver, a aliança não é assim tão indispensável em um namoro, se nele houver companheirismo, confiança, paixão e amor. O importante é o que se sente, sabendo que é recíproco; é a emoção em apenas estar ao lado da pessoa que se gosta e não a simbologia, em si, de um objeto.


6 comentários:

  1. Numa sociedade esfacelada as pessoas se escondem atrás de objetos na tentativa de bloquear sua insegurança e afirmar seu "poder", no relacionamento a aliança faz muito bem esse papel.

    ResponderExcluir
  2. É só um objeto né B. Hoje em dia muitos se escondem por trás da simbologia do que pelo significado. Antes de você materializar o pacto pelos sentimentos com um objetvo, antes é preciso que as almas estejam aliançadas lá dentro, em uma união de almas. Antes é preciso vir de dentro, para depois externar.

    Beijo querida!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de aliança !
    casei algumas vezes e nunca me imaginei com aliança, pois é uma simbologia que não me atrai.
    Tenho um companheiro e nunca pensamos e usar alianças...pra quê?
    Somos felizes assim!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  4. Tens razão se não houver confiança a aliança se torna inútil. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  5. Passando para conhecer seu blog.
    Muito bom!

    O POETA E A MADRUGADA
    opoetaeamadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo.
    A aliança só deve ser colocada quando a relação está bem estabilizada, isto é se o casal quiser, pois é puramente tradição. Não é a joia que vai fazer a verdadeira aliança.
    Beijo

    ResponderExcluir