terça-feira, 28 de agosto de 2012

27 de Agosto - Dia do Psicólogo.


   A Psicologia tornou-se uma ciência a partir do século XIX, após romper com a Filosofia, que a influenciou bastante. Em um contexto histórico, bastante ambivalente onde ora Deus estava no centro do mundo e ora o Homem é que estava no centro, a Psicologia foi fundamental no Mundo Moderno, para que o pensamento se consolidasse racionalmente.
  A Psicologia tem como objetivo estudar a mente e o comportamento humano, ou seja, a relação do meio com o indivíduo em todos os seus âmbitos.
  Quando houve a emergência desta ciência, ocorreu um repúdio da sociedade arcaica. É fato que ainda hoje, as pessoas possuem um pensamento ultrapassado, porém com a regulamentação da profissão do Psicólogo em 1962, a visão do sujeito começou a mudar.
  Atualmente a Psicologia é bem aceita pela maior parte da população e em tempos de globalização, indústria e do Homo Faber, as psicopatologias encontram-se cada vez mais evidentes. O desenvolvimento tecnológico aliena o homem e promove a sua regressão. 
   A pressão que o mundo exerce sobre o indivíduo, principalmente na execução de suas tarefas, demonstra que a inserção do Psicólogo na comunidade, é cada vez mais necessária.
  Particularmente, penso que a Psicologia será uma das profissões do futuro, mesmo que alguns ainda neguem a ida ao consultório, por achar que seus problemas/dores não serão amenizados a partir da fala.
  Desde 2010, quando ingressei no Ensino Médio, algo me despertou uma paixão pela Psi. Até hoje, não tenho consciência do fato que me fez decidir por esta profissão, contudo, talvez o meu inconsciente estivesse gritando mais alto. Apesar de todas as críticas sobre o salário, sobre a possível loucura/transtornos e também sobre a dificuldade de campos de trabalho, nada me desanimou. Era a minha meta e agora transformou-se em um sonho.
  Sinto orgulho em participar da ‘Família Psi’ e hoje quero parabenizar a todos os Psicólogos vigentes que desempenham com enorme maestria suas funções.
  A Psicologia é uma profissão nobre que auxilia o homem a sanar suas dúvidas.


Um comentário:

  1. Eu acho a psicologia uma profissão muito bonita... na época da faculdade, uma das disciplinas que mais curti foi de psicologia infantil! ;)

    bjks

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir