quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Blogagem Coletiva - 4 fatos históricos que gostaria de ter presenciado.


1. Fim da Ditadura Militar.
  Entende-se como o regime militar no Brasil, que perdurou de 1964, com o golpe militar, até 1985, com a eleição de Tancredo Neves. Sempre que me perguntam sobre a atualidade, eu digo que não sou deste século. Queria ter nascido anos antes da Ditadura Militar, para poder reivindicar os direitos civis, durante este período. Contudo, quando penso na gravidade da repressão em 1964, concluo que não seria capaz de fazê-lo. Por isso, escolhi o ‘Fim’ da ditadura.


2. Festival de Woodstock.
 O festival marcou o século XX, com a luta da contra-cultura e do movimento hippie. Despertou ideais nos jovens, para que batalhassem pelo que ansiavam.  Além disso, pode-se caracterizá-lo como uma ‘revolta’ em oposição ao modelo arcaico vigente na época. Ainda hoje, é importante perceber a perpetuação dos Hippies (embora sejam poucos), desde o Festival. Enfim, seria um sonho participar de um fato histórico como este, assim como a nossa Tropicália. (Só não a coloquei aqui, pois são apenas 4 marcos, mas decidi citá-la).



3. Impeachment.
 O movimento dos Caras-Pintadas é um ícone para história deste país. Um dos únicos momentos em que não assistiram à corrupção de maneira passiva. Em 1991/92 os brasileiros saíram às ruas, protestando contra os esquemas de corrupção e exigindo a queda do Governo Collor.


4. Revolução Cubana.
  O pensamento revolucionário do século XIX desencadeou na chamada Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro aliado a Che Guevara. O objetivo era depor Fulgêncio Batista do poder e proporcionar medidas comunistas para a nação. Sem sombra de dúvidas, é o meu fato histórico preferido. Embora eu saiba que o Comunismo consagrou-se como uma ideologia utópica. Talvez há muitos anos atrás, no princípio, o homem pudesse se adequar a tal política.



Blogagem coletiva realizada pelo Blog "Café entre Amigos". 
www.cafeentreamigos.com

19 comentários:

  1. Legal seu post B. Ficou diferente.
    Eu também não teria forças para lutar do modo que este povo lutou contra a ditadura.
    Eu pensei em postar Woodstock, contudo, dei preferência ao Live Aid não somente por sua história, mas também porque imaginei que muitos postariam este festival que marcou toda uma geração.

    PS: Alerto que seu blogue está com verificação de palavras e isto afasta comentaristas.

    ResponderExcluir
  2. Excelente lembranças fatos marcantes sem duvida.

    ResponderExcluir
  3. Impeachment, tive a honra de participar, era bem jovem mas consciente do poder que tínhamos, pintei minha cara e fui para a rua exigir a saída do Collor.
    Belo post.

    ps: Se possível poderia tirar a verificação do código, esta muito dificil enviar o comentário, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Fatos importantíssimos parabéns pelas lembranças, gostaria de ter visto tbm

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Gostei das suas escolhas, e do impeachmente também participei!

    Abçs

    ResponderExcluir
  6. Seu post é ótimo, os acontecimentos que relatou foram importantíssimo meus parabéns é jovem e consciente.

    ResponderExcluir
  7. ps: Que bom que retirou os códigos ontem já tinha tentado postar mas não havia conseguido

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei demais achei que buscou fatos maravilhosos e que com certeza até hoje são importantes.

    ResponderExcluir
  9. Maravilha....quantas coisas a gente
    gostaria de ter presenciado, mas são
    coisas que ficam na lembrança
    Eu gostei do seu post muito bom
    Bjuss
    Rita!!!!!

    Tenha uma bela tarde!!

    ResponderExcluir
  10. Tmabém participo dessa Bloagem que
    acho uma delicia, se quiser me seguir
    vou ficar feliz
    Bjuss

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada pela participação na blogagem, gostei muito dos fatos que escolheu momentos grandiosos sem sombra de duvida.

    ResponderExcluir
  12. Olá "Criadora"!

    Esta é a minha primeira vez no teu blog, venho do blog do Café Entre Amigos.

    Gostei da tua participação na BC. Tens coisas muito importantes aqui. Também teria gostado de ter assistido ao Woodstock. :)

    Também estou a participar da bc. Lê-me neste link:

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.pt/2012/09/4-factos-historicos-que-gostaria-de-ter.html

    Beijos,

    Cris Henriques

    ResponderExcluir
  13. Olá. Esta é minha primeira visita ao seu blog. E como é gostoso fazer contato com outras pessoas através da BC da Patrícia. Fatos marcantes e que ficaram eternizados na memória de quem vivenciou. Seu post ficou perfeito. Adorei suas escolhas. Um abraço com carinho
    Gracita

    ResponderExcluir
  14. Olá, querida
    O empeacheman foi marcante por demais... me recordo como se fosse hoje...
    Seja feliz e abençoada!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    É um prazer estar aqui por conta da blogagem coletiva! Bela lista, ainda mais porque citamos o mesmo fato, ou seja, o incrível e histórico festival de Woodstock... Só a foto do Hendrix diz tudo certo?

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  16. a revolução cubana é uma praga para milhares de pessoas, criou um faslo heroi: Guevara
    mas o resto é bem legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que chegou a esta conclusão Aquiles? É fato que respeitos às opiniões alheias, mas, particularmente acho que há muitos falsos heróis em nossa atualidade e ao longo da história do mundo. Guevara foi real, verdadeiro e importantíssimo para toda uma noção. Admiro-o bastante.

      Excluir
  17. Woodstock foi lindo. A contracultura sessentista, tanto lá fora quanto aqui no Brasil (Tropicália, como citado brevemente aí), me fascina profundamente. Inclusive, amanhã estará chegando aos cinemas o filme Tropicália. Merecidíssimo documentário sobre um movimento que mal tem seu devido reconhecimento do povo brasileiro.
    Sobre os outros acontecimentos, também são memoráveis, mas não pude conter meu entusiasmo para com esse qual citei.

    Viva Caetano, Gil, Gal, Mutantes e boa noite!

    ResponderExcluir
  18. Não havia parado ainda para pensar sobre os fatos históricos que gostaria de ter presenciado. Mas acho que entre eles com certeza estaria a batalha de Gaugamela, a de Alexandre, o Grande.
    Mas realmente acho que seria bem legal ter presenciado o fim da ditadura militar. Deve ter sido incrível isso.
    Beijo!

    ResponderExcluir