domingo, 24 de agosto de 2014

Interdependência vital.


    Somos interdependentes. Vivemos cobiçando a nossa independência, mas jamais teremos liberdade o suficiente, para sobrevivermos sozinhos. Participamos de um mesmo quebra-cabeça.
    Precisamos do outro, nos constituímos a partir de marcas/legados que alguém deixa em nós. Somos orientados para vida a partir das influências: primeiramente de nossos pais, posteriormente das escolas e por fim da sociedade como um todo.
    Às vezes deixamos a nossa individualidade se sobrepor e acabamos esquecendo que o próximo pode fazer parte de nosso ser. Basta permitirmos. 
    Cedo ou tarde, o destino nos coloca frente a situações, nas quais, ou deixamos o egoísmo de lado ou ele escorrerá por nossos dedos naturalmente. Vez ou outra, negamos o auxílio a quem necessita, contudo o mundo gira, e após a negação, seremos nós os necessitados.
     Elegemos a quem nós podemos fazer bem e quem podemos tratar mal, mas certo dia também somos elegidos. É um jogo mútuo, onde ora estamos em uma posição de passividade, ora estamos na posição de atividade. Agimos e reagimos, ação e reação, talvez seja essa a lei da vida

4 comentários:

  1. O jogo da vida, em total solidão é uma tarefa das mais difíceis. Viver é uma série de engrenagens que, sozinho, não somos capazes de fazê-la funcionar. Por mais só que sejamos, uma hora ou outra há necessidade do outro. A convivência, a ajuda, o caminho, a orientação. Somos alicerces nesta estufa da vida. Não podemos nunca confessar que não dependemos de alguém para alguma coisa. É preciso dar as mãos, seguir em frente, juntos, feito uma unidade. A vida é muito mais do que nós mesmos.

    Beijo B! Boa reflexão, como sempre! ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá, B. Uma vez fiz um post sobre o conceito de interdependência. De fato, todos estamos ligados, de alguma forma, e nunca sabemos quando determinada pessoa influenciará em nossas vidas. Sempre busquei tratar a tods bem e ensinei minha filha assim, porque vez outra, as pessoas passam a fazer parte da nossa vida inesperadamente. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. A interdependência é fato!
    É uma teia que tecemos como a humanidade, mas muitas vezes somos excluídos e nos jogam para fora, quando somos obrigados a tecer uma nova teia até nos conectarmos com novos grupos...
    Bjus texto lindo!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  4. Precisamos cortar as nossas próprias correntes.
    Bjs

    ResponderExcluir