sábado, 22 de novembro de 2014

"A beleza machuca".


       Nos primórdios da humanidade, a alma era inseparável do corpo, segundo as teorias dos filósofos antigos. Com o passar dos anos, por meio dos estudos metafísicos, adotou-se a dualidade alma-corpo ou mente-corpo. A partir disso a alma/mente tornou-se valorizada, como uma espécie de projeção do nosso ser, de autopercepção e de “ir além”. No entanto, com o advento do capitalismo, houve a supervalorização do corpo e a busca pelo físico ideal, deixando a alma/mente como mera coadjuvante.
      Hoje em dia o ser humano possui uma tendência (quase que inata) de priorizar a sua imagem exterior, vendo-a como resolução de todos os problemas e conquista da felicidade.  Utilizam o corpo de diversas formas, mas acabam se esquecendo do verdadeiro “eu” que está maquiado ali dentro.
      Tal realidade é ainda mais intensa no mundo da moda. Muitas mulheres sonham desfilar em uma passarela, para serem aplaudidas e reconhecidas. Porém, a fim de alcançar o tão almejado sucesso, algumas se perdem no caminho. Há uma busca compulsiva e insaciável pela perfeição, através de dietas ferrenhas, exercícios físicos excessivos, os quais podem desencadear patologias como a anorexia e a bulimia.
      As câmeras, o palco, as agências e a mídia, costumam transmitir ao público uma visão eufórica, como se fosse algo fácil e bastante tangível, mas escondem/ofuscam o verdadeiro mundo da modelagem. Um mundo em que há sofrimento, pressões, exigências por um padrão, que prejudicam as pessoas deste meio e não são noticiadas nos jornais. Mortes são apagadas pelos holofotes.
     Assim, às vezes as (os) modelos carregam fardos dolorosos por toda a sua carreira a fim de atenderem aos estereótipos sociais. Em contrapartida, a alma passa a se sentir cansada e precisa ser zelada, reformada, tanto quanto o corpo.  
     Portanto, é necessário importar consigo mesmo de forma completa, visando o todo e ponderando os cuidados entre alma e corpo.
                                                                                                                                                                         “É a alma que precisa de cirurgia.” 

    Texto baseado na canção Pretty Hurts interpretada por Beyoncé.

6 comentários:

  1. Muitas pessoas precisam de cirurgia interior mesmo!
    Claro que o visual é importante, mas não é o essencial, a essência está no conteúdo!
    Bjus e bom final de semana,querida!
    http://www.elianedelacerda.com
    estou aguardando uma visita sua!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mtos/as se deixam dominar pela ditadura da beleza, qdo o q lhes falta é algo interior e não aparente.

    ResponderExcluir
  3. Oi, B. Como vai? Em prol desse ideal de beleza eterna ou perfeita, as pessoas perderam o limite do bom senso. Prova disso é a quantidade de celebridades que estão deformadas por buscar esse ideal ou por querer evitar a todo o custo o envelhecimento natural do ser humano. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bem isto.
    Os corpos sendo alterados por cirurgias em busca de beleza e as almas sendo alteradas por falta de caráter precisando urgente de cirurgia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito boa tarde.. tudo bem.. vi teu comentário no blog da Aline.. e vim cá conferir..
    uma bela abordagem.. falaste muito bem do que muita gente nem se dá conta.. muitos buscam status, contratos, capas de revistas e esquecem que dentro de si matam o verdadeiro Eu.. nem sabem que ele existe.. nem sabem que falar com ele é fundamental.. gostei da abordagem da alma pois tem um programa que vejo que se chama vida inteligente.. tem muitos temas belissimos.. tenho todos os 190 programas em audio.. caso desejar compartilho com vc o google drive deles dai podes baixar ou ver no youtube se desejar.. li que tens o desejo de publicar teu livro de contos.. e vais conseguir.. e não precisa gastar horrores.. podes fazer uma tiragem de 40 ou 50 exemplares e quando for vendendo pode ir fazendo mais.. estou para lançar um livro de sonetos.. uma parte dos muito que tenho e ainda tenho outros tantos.. se desejar mais para frente podemos falar sobre isso e quem sabe vc conversa com a minha amiga que trabalha com editoração e esta me ajudando com isso.. bacana seres roqueira.. somos dois rsrs amo rock.. acdc, van halen e todo o resto que vem junto.. caso tb queira tenho quase 14 gigas de músicas no google drive.. se desejar só pedir.. não consigo te seguir devido a meu blog não aceitar mais.. deu algum erro.. mas vou salvar lista de leitura do teu blog dai posso acompanhar.. bjs e lindo dia

    ResponderExcluir
  6. Oi, B., como vai? Hoje estou passando para desejar Feliz Natal, que seu novo ano traga muita felicidade e planos realizados. Um abraço, tudo de bom!

    ResponderExcluir