quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Melancolia: boa e velha companheira.


Muitas vezes, fui julgada (e ainda sou) por deixar com que a boa e velha melancolia me rodeie. Contudo, pra falar a verdade, ela faz parte de minha excentricidade e reprimir algo tão presente, a ponto de me estruturar, é negar o que realmente sou.
A maioria das pessoas acredita que a melancolia é o mesmo que depressão. Antigamente, realmente era. Freud utilizava o termo melancolia como sinônimo de quadros depressivos. No entanto, com o passar dos anos notou-se controvérsias entre esses dois aspectos da personalidade.
Ao contrário do que pensam, a melancolia é atraente sob o meu ponto de vista. Gosto da maneira como ela me faz sentir, gosto de escutar músicas que convocam o lado mais sombrio do meu ser, gosto de ver filmes que trazem o meu lado emocional à tona, gosto de ler textos que fazem ressurgir a escuridão melancólica do meu peito.
É claro que, como todo e qualquer estado do ser, a melancolia também demonstra seu lado negativo. Há um sofrimento contínuo, o qual não existe explicação, mas caminha junto com o melancólico, ao longo do tempo.
A tal da melancolia, tão criticada, me dá a sensação de peculiaridade, de me fazer sentir diferente. E àqueles que insistem em dizer que tenho que me livrar dela, estão redondamente enganados...

A melancolia é a minha companheira de todos os dias!

3 comentários:

  1. Olá, B., como vai?
    Interessante ponto de vista! Melancolia sempre foi sinônimo de sofrimento, mas concordo contigo, negar algo que faz parte do que somos traz muito mais sofrimento. Penso que a melancolia pode conservar o acesso à sensibilidade. Eu prefiro conservar a melancolia num limite seguro que me permita me emocionar com uma balada, por exemplo, sem me deixar cair no desânimo, na depressão, mas concordo que sob esse ponto de vista, é até charmosa, rsrsrs.
    O importante é que você se sente bem assim... não há necessidade de mudanças.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Talvez não seja julgamento e sim pessoas que te amam e se preocupam contigo,

    Bjs

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  3. Concordo, sou exatamente igual. Abraço

    ResponderExcluir